Ads 468x60px

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Resenha - Estrela Píer

   Olá, pessoas que curtem resenhas! Primeiramente, Feliz Valentine's Day, que é, teoricamente, o Dia dos Namorados nos EUA e na maioria, senão toda, da Europa. Entretanto, esse não é o dia adotado pelo Brasil, mas vamos levar em conta o momento "love" e fazer uam resenha de um romance, que é o primeiro da minha Maratona de Livros Nacionais!!!
   Sem mais delongas:

Vamos a Resenha

Título Original:Estrela Píer
Gênero: Romance, Ficção
Autores:Kamila Denlescki
Edição:
Ano: 2009
Editora: Novo Século
INBS: 9788576792758
Nº de Páginas: 231
Sinopse:
   Lucia tem uma vida monótona e previsível até vencer o concurso mais cobiçado do momento . Não apenas ganha uma viagem para Londres, como também um jantar com o ator inglês Richard Clevehouse. O que era sorte, entretanto, muda de cor. 
   Richard o belo ator de olhar sombrio, guarda um segredo : a vida de Lucia corre perigo . E ele fará de tudo para protegê-la, mesmo que em troca tenha que sofrer muito mais do que esperava.
   Das certezas, apenas uma: 
   Não há para onde fugir!


   Estrela Píer foi, sem dúvida, um livro que me surpreendeu em muitos aspectos. Positivamente em uns, negativamente em outros. E, sinceramente, estou muito chateado pelos aspectos negativos. Comecei o livro, esperando... bem, eu não esperava nada em particular, apenas queria não me deparar com um chick-lit (literatura vulgarmente conhecida, por mim, como de mulherzinha) e esse livro, apesar de não pertencer a tal gênero, também não é algo voltado para o público masculino, mas, O.K, isso eu já sabia. 

   O livro conta a estória de Lúcia, uma brasileira comum que vive uma vida comum. Mas não tão comum assim, Lúcia tem uma vida monótona e sem sal. Ela própria não tem sal (nem orégano, pimenta, alho, alecrim ou qualquer coisa que dê gosto) e eu me senti uma pessoa com a vida social super badalada perto da coitada! Entretanto, Lúcia já me conquistou pelo amor aos livros! Ela lê principalmente literatura clássica, nacional ou internacional e, no início muitos livros e autores são citados. 

   Outra característica presente na narrativa, em primeira pessoa, da Denlescki que me agradou foi o uso de expressões como "e aquilo cresceu em progressão geométrica" ou coisas mais sutis como "Esse garoto deveria ler José de Alencar" que é um renomado autor do Romantismo Brasileiro e acredito que a intenção foi dizer que o garoto deveria ser mais romântico. Mas não se deixem enganar, uma pesquisa e vocês verão que esse livros do Romantismo nada tem de romance. O nome deveria ser Tragédiaismo. Felizmente agora eu estudo o Modernismo

   Lúcia continua seguindo sua vida calma, até que um dia recebe um telefone dizendo que ganhou o concurso que todas as fãs de Richard querem: uma semana em Londres com direito a jantar com seu ator preferido. E é ai que a trama começa. Aqui é onde eu paro de falar sobre o enredo, a criativida da autora me enlouqueceu e foi isso que me prendeu na leitura. Eu praticamente implorava por conhecer os mistérios por trás do enigma que era e que envolvia Richard Clevehouse.

   Por falar em Clevehouse uma coisa eu tenho que dizer: fiquei com inveja do manolo. Ele é o vilão, é rico, famoso, adorado pela mulherada e ainda pode fazer tudo. T-U-D-O. Mas tudo tem seu lado ruim e o carinha aguentou muita coisa na vida, principalmente a... (lamento, mas seria spoiler. Se você já leu comenta com o seu email perguntando e eu respondo).

   A maior parte da história se passa na Inglaterra, após a viajem de Lúcia e a trama (pelo menos a que me envolveu) se passa lá. Da maioria de livros nacionais que li, raramentes ele se passam todo o tempo em terreno brasileiro, então não me supreendi.

   Uma das coisas que devem ser ressaltadas é que apesar de o livro ter ação esse não é o gênero, que é romance e deve dizer que o que me atraiu foi a história por trás do romance o pano de fundo, a história mirabolante que a Denlescki criou, infelizmente com  muitas pontas soltas, um ponto negativo, mas que só te deixa mais curioso. O livro é bem meloso só para constar e isso é marcante pela narrativa em primeira pessoa.

   E a nota final de Estrela Píer é:




   Dei essa nota porque é um ótima história com personagens bem marcados, excetos os secundários (que obviamente não criei perfil por não serem tão citados), enredo criativo que te prende até o fim, mas deixou muito a desejar na parte das pontas soltas. Conversei com a autora e o projeto era etr continuação, mas, por seus motivos, não foi possível. Ela está perdoada, mas o conceito do livro caiu, com continuação a nota seria 4, mas para um volume único deixou a desejar. 

   Estrela Píer eu recomendo!!!