Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resenha - Feios

    E como primeira resenha literária nessa inauguração do, agora, 47 Things, vai o livro Feios, cuja a resenha já está pronta há algum tempo, mas antes o blog estava desativado, então:


http://1.bp.blogspot.com/-5BvyHdkMol0/Te5lKeAjmlI/AAAAAAAAAuE/Q8UUHVNoz4I/s1600/feios.jpgTítulo Original: Uglies
Gênero: Ficção Científica / Ação
Autora: Scott Westerfeld
Edição: 1º
Ano: 2010
Editora: Galera Record
INBS: 978-85-01-08370-8 
Nº de Páginas: 450
Sinopse:

   Tally está preste a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tallym fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diverção, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
   Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um mundo totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.





Ser feio?
   Você se acha bonito? Sim? Não? Certamente há alguma impefeição que você gostaria de mudar. Olhos muitos grandes, muito espaçados, sombrancelhas que não são desenhadas, um narizinho que, com certeza, poderia ser melhor. Um queixo mais afilado, ou mais largo. Alto demais, baixo demais. Gordo. Magro. Afinal, o que você faria para ser perfeito?

   Tally Youngblood não precisa se questionar, ou mesmo procurar meios de ter uma melhorar sua aparência. No mundo dela, ao se completar 16 anos todos passam por uma cirurgia que os torna perfeitos - uma nova pele, olhos melhores, imunidade a doenças, altura padrão, corpos definidos, corpos perfeitos. Ninguém é mais bonito que ninguém e ninguém mais é feio...

   Tally - a mais nova de seu grupo de amigos feios - é a única que ainda não passou pela cirurgia. Está sozinha. Esperando ansiosamente pelo seu aniversário. E os dias parecem não querer passar. Até que conhece Shay, uma outra feia que a espera da cirurgia, ou era isso que Tally pensava. Mas as coisas estão indo bem, Shay ensina muitas coisas para Tally e faz seus dias passarem extremamentes rápidos. Entretanto há em Shay uma dúvida cruel, ela não sabe se quer ser uma perfeita. Não sabe se quer ser mais uma igual a todos os outros, sempre curtindo, sempre badalando, sempre indo as melhores festas e não se preocupando com nada. Shay gosta de ser ela mesma, com imperfeições e com defeitos, não quer ser mais uma, quer ser ela.




Ser perfeito?
   Tally sempre estranhou as revoltas de sua amiga quanto a tornar uma perfeita, mas nunca acho que Shay fugiria. E ela fugiu. Agora Tally tem que decidir entre ficar e realizar o seu sonho, reencontrar seus amigos e ser perfeita, ou seguir Shay e ser feia para o resto da sua vida na Fumaça - lugar para onde Shay foi.

   O enredo de Feios trás, sem sombra de dúvida, as coisas na medida certa: criativade, ação, mistérios, perigos, romances, intrigas, dúvidas, ciúmes, traições, revelações e policias para lá de amedrontadores. Confesso que foi um livro que eu demorei muito para ler, comecei antes das provas, mas, por estar super estressado com as matérias e tudo o mais, não consegui passar de página 60. Graças a Deus! Se eu tivesse passado muito mais que isso começaria a me interessar muito e deixaria de estudar para ler (risos). No fim, o livro ficou parado duas semanas, mas quando eu retomei a leitura,terminei bem rápido...

   O livro é em terceira pessoa, tendo único foco em Tally e a quem está ao seu derredor. Mas é um narrador que tem apenas conhecimento dos pensamentos de Tally, sem invadir o psicológico das demais personagens. 

   Tally é digna de ser personagem principal. Ela possui um caráter muito forte e bem definido, e dá pra perceber a evolução da personagem no desenrolar da trama. É uma mudança de visão, uma quebra de paradigmas - um novo olhar para o mundo. Tally não é perfeita, muto menos políticamente correta, até porque a maioria das coisas que fez foi por interesses próprios, mas ela sempre teve consciência de tudo e, no final, fez a sua escolha. E, falando em escolhas, durante toda a narração a coitada vive caindo em encruzilhadas. Sempre tendo que escolher entre duas opções que quer, ambas sempre com graves consequencias e que nunca interferem apenas sobre ela. Infelizmente listar os seus dilemas seria spoiler

   O livro se passa em um tempo a frente do nosso, e o que hoje conhecemos como civilização, é, pelos personagens, conhecido como "Os Enferrujados". Como eu pude perceber há uma dupla crítica à nossa sociedade. A primeira, o modelo destruidor que nós adotamos para produção de energia, que vai consumir a Terra e, consequentemente, a nós. E segundo, aos privilégios dados aos mais belos. De fato a beleza proporciona melhores oportunidades, mas ela só existe pois há o "menos" belos. De certa forma, o livro faz alusão a uma das alternativas para o problema pois, antes da operação, quando todos são feios, eles são simplesmente isso: feios. São imperfeitos e não há porque classificar com mais ou menos feio, pois todos se tornarão perfeitos. 

   Mas essa crítica vai bem além da aparência, ela introduz um conceito de igualdade em todos os âmbitos: monetário, social e étnico. Seria maravilhoso. Infelizmente, se você procurar no dicionário utopia vai encontrar esse mundo na primeira descrição.

E é por esses e outros motivos (se eu contar vira spoiler) que o conceito final de Feios é: