Ads 468x60px

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Filme - Memento

Memento (Amnésia)
Newmarket Capital Group 
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Gênero: Suspense / Drama  
Duração: 113 min 
Ano de lançamento: 2000


Sinopse:
"Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e, a partir de então, passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória os fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. "



   Desviar a atenção enquanto estiver vendo Memento é como parar de ver uns bons minutos de qualquer outro filme. Você não terá tempo para pensar os fatos, eles são jogados em cima do espectador, crus, rápidos e altamente intrigantes. E, assim como o maior sucesso de Nolan, Inception, o filme todo é um quebra-cabeça de qualidade. Alguém se dispõe a tentar monta-lo?

   O nome já se faz imaginar a problemática básica do filme. Em Amnésia, o protagonista Leonard Shelby (Guy Pearce) sofre com a doença após ter a casa invadida e a mulher assassinada. Todas as lembranças antes do incidente ainda lhe são presentes, mas as posteriores se apagam de tempos em tempos. E para buscar a vingança do homem que acabou com sua vida, ele parte em uma investigação própria, usando dos mais diversos métodos para manter sua mente em dia - tatuagens pelo corpo, anotações, fotografias, entre outros. Nada mais do que uma simples ação investigativa se não contasse com um fator brilhante.

   A ordem das cenas no filme é inversa a normal, de trás para a frente, como alguma lembrança antiga que passou pela sua mente. O início de cada cena é a final da posterior. Tudo isto para dar a verdadeira idéia da amnésia, em que cada dia não tem alguma relação com o outro. Ainda há algumas cenas anteriores mas em ordem cronológica correta, alternadas as outras, apresentadas em preto e branco e num ambiente mais melancólico. A confusão no início é normal, mas depois de um tempo fica mais 'natural' entender o que virá em seguida (ou seria anteriormente). E sim, o filme começa com o final do roteiro, de forma a inverter totalmente a estrutura temporal de um filme. 

   Poderia ser uma grande confusão tosca, se não possuísse a incrível direção de Cristopher Nolan (Batman Begins, Dark Kinght e Inception). O ainda noviço diretor de hollywood soube encaixar perfeitamente as cenas de modo a intrigar mais do que confundir o espectador. O clímax vem de uma forma totalmente diferente - assim como a apresentação dos personagens e outras características do filme - mostrando que não é nescessário seguir um padrão básico de roteiro para se criar uma boa historia. E que ótima historía, estruturada em um tempo perfeito, sempre ocupando a mente do espectador, mas sem exaustão ou repetição. A convergência entre as cenas de ordem correta e invertida vão se covergindo de modo a unir também as muitas pontas do filme; ao final, o entendimento quase total do enredo é brilhante e maravilhoso. Um dos mais bem construídos da história.

   O orçamento parece ter sido um tanto baixo, visto a escolha dos produtores para atores e também as poucas e simples locações. Guy Pearce é realmente estranho como mocinho, mas é preciso no papel principal. Carrie-Anne Moss se sai bem como Natalie, mantendo-se com todas as voltas e reviravoltas de caráter de sua personagem. E mais ainda Joe Pantoliano, que interpreta Teddy, o homem das mentiras.

   Acredito que Memento seja um filme essêncial para qualquer pessoa. Seu roteiro já é uma obra-prima por si só, mas a forma como o filme é dirigido o eleva muito acima de outras famosas histórias do cinema. Uma verdadeira amostra do que Cristopher Nolan é capaz; e mais ainda, de que cinema ainda pode ser inventivo.

Beneson C. Damasceno