Ads 468x60px

sábado, 4 de agosto de 2012

Resenha - A Floresta de Mão e Dentes

Título Original: The Forest of Hands and Teeth
Gênero: Distopia
Autor (a): Carrie Ryan
Edição: 1ª
Ano: 2011
EditoraUnderworld
INSB: 978-85-64025-30-1
Nº de Páginas: 298
Sinopse:
O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?

   Floresta de Mãos e Dentes é um livro distópico em sua mais singela essência. De todos os que que atualmente estão tratando sobre distopia, esse é, de longe, o livro com a premissa que mais se adéqua ao clichê de quando se pensa no gênero - que eu já li até agora. Clichê esse que, ao contrário de tornar a leitura previsível, a torna sombria, misteriosa e envolvente. 


   O livro é narrado em primeira pessoa por Mary - o que gera uma incrível ligação do leitor com as acontecimentos que são passados. E ela é uma simples garota do vilarejo, o único lugar onde há vida após o Retorno. Essa extensão de terra que é guiada pela Irmandade, protegida pelos Guardiões e separada do mundo exterior e perigoso apenas por um cerca - que protege a todos dos Esconjurados que estão tentando entrar. 


   A vida é simples quando se é uma garota que mora em vilarejo solitário e o mundo acabou. Você cresce e casa. Não por amor - embora as vezes ele possa vir acompanhado. Mas por obrigação - um dever seu para com Deus e com o resto da humanidade, que lhe deixou o dever restabelece-la, de trazer a nova geração. Mas Mary pensa diferente. Após uma vida ouvindo histórias sobre como e quão belo era o mundo antes do Retorno, ela sente que ainda deve haver algo. Ainda há de haver alguém ou algum lugar que não esteja tocado pela morte e pelo desespero!


   Quando sua proposta de casamento falha, e ela não tem mais pra onde ir, só lhe resta se juntar a irmandade, onde ela descobrirá coisas, fará perguntas e descobrirá segredos. Sua vida vira de cabeça para baixo quando se aproxima daquele que um dia amou e, quando acredita conseguirá viver com seu amor, a obrigação aparece e a reclama de novo. Mas nada se compara ao fato de que Mary, em um dia de atrevimentos, encontrou vestígios de que há vida fora do vilarejo. A cerca se rompe, e todo o mundo que ela conhecia dentro das grades desaba. Agora Mary lidera um pequeno grupo de sobreviventes, em constante luta interna, sem ter nenhum conhecimento da verdade, ou mesmo, do que fazer, ela descobre o que realmente foi um dia importante em sua vida e aprende que nem ela mesmo se conhecia. Descubra com Mary os segredos e mistérios desse tenebroso mundo pós-apocalíptico!


   O espaço é bem delineado, Mary é relativamente descritiva, mas sem cansar o leitor. Quanto ao espaço, fica difícil determinar. Sabe-se que o aconteceu em um futuro, mas pelo fato da pequena comunidade ter retrocedido tanto em tecnologia quanto em conhecimento, fica impossível definir quando a história realmente acontece. A leitura mantém um ritmo fluente, embora contenha seus picos de emoção. Momentos que, sinceramente, eu fiquei eu quase gritava de frustração para querer saber o que acontecia. E uma das coisas que eu gostei muito, foi o fato de que, mesmo você tendo uma certa ideia do que irá acontecer, a autora consegue te surpreender!


   O livro é lindo. Tanto na escrita quanto nos cuidados que a editora teve na edição. Cada início de capítulo é enfeitado com galhos. A capa imita edição americana e possui as letras todas com um verniz, enquanto o resto é fosco. Devo dizer que é um livro fantástico! Fico feliz de ter sido o primeiro da Underworld que eu li! Sonhos, lutas, traições, mistérios, descobertas, e o desejo de permanecer vivo, você encontrará na Floresta das Mãos e Dentes!


E o conceito final de Floresta de Mãos e Dentes é:







Extra: A produtora Seven Star Pictures adquiriu os direitos de reprodução cinematográfica da obra The Forest of Hands and Teeth(Floresta de Mãos e Dentes), e está acelerando o projeto. Atualmente está prometendo seu lançamento para 2012. E eu estou muto feliz de ter lido o livro antes de poder assistir o filme \o/