Ads 468x60px

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha - Como Ser um Pirata


Título Original: How to Be a Pirate
Gênero: Infantil
Autor (a): Cressida Cowell
Edição: 1ª
Ano: 2010
EditoraIntríseca
INSB: 978-85-98078-71-7
Nº de Páginas: 224

Sinopse:
Soluço Spantocius Strondus III foi o maior herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Nesta aventura arrepiante Soluço conta mais detalhes do início de sua história - quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido... 

   Posso afirmar com seriedade que foi esse livro que me fez preferir a série do que a adaptação cinematográfica. Como eu disse na resenha do livro anterior, AQUI, o filme tem muito mais ação que o primeiro livro, e mesmo não tendo gostado muito do primeiro, resolvi dar uma chance pro segundo. Podem imaginar como eu gostei do segundo, né? Afinal comprei a coleção toda e agora, escrevendo essa resenha, eu só li a primeira página do terceiro... Diga-se de passagem que eu vou ter que me virar pra ler e resenhar os próximos, um por dia.

   Como Ser um Pirata é o segundo livro da série, e começa pouco tempo depois do primeiro livro. Soluço continua com seu treinamento para ser viking, dessa vez, com ênfase nas violentas, cruéis artes da pirataria, afinal, todo bom biking também é um bom pirata.

   Tudo estava indo muito bem no seu treinamento de LUTA DE ESPADAS EM ALTO-MAR quando algo bate no casco do navio, quebrando-o e, consequentemente, afundando-o. Soluço e outros garotos conseguem se salvar, e, ainda por cima descobrem que o que quebrou o casco é na verdade um grande caixote. Um caixote que é de propriedade de niguém menos que Barbadura, o Terrível.

   É claro que não podia vir coisa boa dai, mas quem disse que vikings se importam com isso. Com exceção de Soluço e Perna-de-Peixe todos os outros estão muito confortáveis em entrar numa aventura completamente suicida. E, nossa, quanta aventura. As situações se precedem de uma maneira quase instantânea criando um clima de ameços que faz voc~e torcer e resmungar de frutração por querer descobrir logo o final. O enredo é notavelmente mais trabalhado.

   E o melhor de tudo, você pode entender o livro perfeitamente mesmo sem ter lido o primeiro. A autora fez questão de usar muitos apostos nos primeiros capítulos, justamente com o intuito de situar os novos leitores, ou mesmo aqueles que eventualmente se esqueceram de algumas coisas. Entretanto, devo avisar que há spoiler da aventura anterior, mas se você não se importar com isso, não há problema.

   O livro mantém o padrão do anterior quanto a diagramação e as ilustrações. Ambas continuam com muita qualidade e dão um um toque especial a leitura. Mais uma vez um livro é introduzido nas páginas, que continuam muito iterativas com o leitor.

   Esse é sem dúvida um livro que, apesar de ser destinado a crian,ças pode ser desfrutado por qualquer idade e por qualquer um que queira dar boas risadas. Além, claro, de ver um herói se formando. A amizade de Banguela e Soluço fica cada vez mais forte e Melequento não para nem um instante de perturbá-los, mas isso faz parte...


E conceito final de Como Ser um Pirata é:




Esse é um post feito para a Semana Como Treinar o Seu Dragão