Ads 468x60px

domingo, 23 de setembro de 2012

Filme - How To Train Your Dragon


Como Treinar O Seu Dragão
DreamWorks
Direção: Chris Sanders
Roteiro: Bonnie Arnolds
Gênero: Aventura / Comédia
Duração: 98 min 

Ano de lançamento: 2010
Sinopse: 
"Na Ilha de Berk, lutar contra dragões é um estilo de vida. Por isso, o ponto de vista progressista e o senso de humor fora de padrão do adolescente viking Soluço não combinam muito bem com sua tribo e o chefe dela, Stoico – por sinal, pai do menino. Quando Soluço é inserido no Treino com Dragões com outros jovens vikings, enxerga a oportunidade de provar que tem o que é preciso para ser um guerreiro. Mas, ao se tornar amigo de um dragão ferido, seu mundo vira de cabeça para baixo, e o que teve início como a chance de Soluço provar do que é capaz acaba virando uma oportunidade de criar um novo rumo para o futuro de toda a aldeia."


   A pedido do Israel, trago-lhes Como Treinar O Seu Dragão. Baseado no livro homônimo resenhado aqui, o filme têm a mesma direção dos clássicos da Dream Works, Shrek e Madagascar. Mesmo com um bom histórico, a animação de 2010 sempre me trouxe um mínimo desprezo infantil com seu nome nada atraente, mas sei admitir o preconceito gratuito. E assisti-lo até que foi uma experiência agradável.

   A história segue as aventuras de Soluço, um pequeno viking magricela e desajeitado que deseja a todo o custo matar um dragão e ter o seu respeito na ilha de Berk. Tudo muda quando ele se afeiçoa por um dos mais perigosos seres da espécie, o simpático Banguela. Bom, com uma introdução a la narrador de sessão da tarde, pode-se perceber que Como Treinar O Seu Dragão não passa muito desse nível. Junto de filmes como Deu A Louca na Chapeuzinho ou Um Peixe Fora D'água, este se mantém entre animações B, sem grandes pretensões de crítica, e bilheterias modestas se comparadas a outros filmes do mesmo estilo. 

   Mas a obra consegue subir um pouco seu nível, apesar de nada original. A lição de 'seja você mesmo' já é tão batida que quase pude prever todo o resto do filme com 20 minutos assistindo. Acontece que a história fica bem envolvente, gostosa de se assistir. O gráfico também ajuda bastante, infantil mas bonito. Os personagens acompanham o filme nestas características principais: simpáticos mas não muito trabalhados. 

   Finalizando, este é um exemplo básico de filme infantil. Bonitinho, divertido, moralista mas não original, e de roteiro nada descente. Até vale a pena assistir, mas apenas se não tiver nada de bom (melhor) pra fazer. E parece que pra DreamWorks o filme valeu, pois ano que vem teremos uma sequência de Como Treinar O Seu Dragão, e um desenho animado baseado no filme, no estilo Os Pinguins de Madagascar. Agora é só esperar e ver como ficarão. Por hoje é só pessoas. Semana que vem tem mais. Até.

Esse é um post feito para a Semana Como Treinar o Seu Dragão