Ads 468x60px

sábado, 1 de setembro de 2012

Resenha - Colin Cosmo e os Supernaturalistas


Título Original: Colin Cosmo E os Supernaturalistas
Gênero: Infanto-juvenil / Aventura 
Autor (a): Eoin Colfer
Edição: 1ª
Ano: 2005
EditoraRecord
INSB: 85-01-07063-7
Nº de Páginas: 317
Sinopse:

Em um futuro próximo, o joven Colin Cosmo é mandado para um ofanato, no qual é forçado a trabalhar sem descanso, além de servir de cobaia para um monte de testes. Ele decide fugir e para isso conta com a ajuda dos Supernaturalistas, garotos que, como ele possuem uma certa habilidade especial. O que eles não imaginavam é que iriam descobrir um terrível segredo que poderia descobrir o mundo.

   Colin Cosmo é um sem-patrocínio que vive na cidade-satélite e, depois de muitos acontecimentos, acaba por ficar com os Supernaturalistas. Mas, ok, mesmo entendo por baixo, você não faz a menor ideia do que essas palavras significam, não é?

" - Nós, Colin Cosmo, somos os únicos Supernaturalistas do mundo.
  Cosmo deu um riso débil.
  - O quê? Vocês não gostam de usar roupa?
  Stefan não pôde deixar de rir.
  - Esses são os naturistas, Cosmo. [...]" Pág 60

   Pois é, essa sensação de estranhamento que todos temos ao começar a ler um livro de "fantasia" (essa palavra é geralmente relacionada a literatura épica, mas eu me refiro ao fato do livro ser fantástico mesmo) é uma coisa mágica que ainda me encanta todas as vezes que eu abro um livro desse gênero. E, sinceramente, eu não estou nem um pouco a fim de castrar essa sensação de quem está lendo a resenha, por isso, fique tanquilo.

   Colin Cosmo é o prato principal de uma criação de Eoin Colfer - já extremamente famoso pela série Artemis Fowl - que veio acompanhado de um dos universos mais detalhados que eu já tive o prazer de conhecer. As coisas se encaixam tão perfeitamente e os conceitos são tão naturalmente aceitos que eu me pergunto se ele, por alguma magia desconhecida, de fato não visitou esse mundo e apenas fez um relato do que viu por lá.

   Em um mundo não muito distante da nossa realidade, os estados perderam o poder e o mundo é controlado agora por empresas privadas. A maior delas - Myishi - é também responsável por controlar a cidade onde Cosmo mora. Nesse mundo não há nenhuma preocupação com o bem-estar social e tudo agora se trata de dinheiro (ok, não tão diferente da nossa situação) é que o jovem Cosmo, abandonado desde criança, sobrevive. Em meio a um caos de maldade conhecido como Instituto Clarissa Frayne Para Garotos com Deficiência de Pais. Está sentindo um pouco de Déjà vu? Pois é, o livro tem um certo tom de distopia, mas não que seja o tema principal e olha que ele foi lançado em 2005, mutio antes dessa vibe pegar.

   A narrativa é em terceira pessoa e passa por cenas e pensamentos de todos os personagens, nos permitindo conhecer mais de cada e dando um visão muito mais geral de todo o cenário. Vocês vai lendo e nem percebe. Eu só não li em um dia por falta de tempo livre mesmo. Os capítulos são bem grandes -  o livro ao todo tem apenas 10, mas como eu disse, passa super rápido.

   Entretanto as coisas começam a pecar lá pelo oitavo capítulo. Não posso dizer que deixou de ficar interessante, mas as coisas meio que desandaram. A minha sensação foi de que o autor terminou de escrever o livro e, depois disso, lembrou: "Caramba, na sinopse está falando que eles descobrem uma coisa maior. Preciso inventar alguma coisinha pra encaixar".

   Não que não tenha uma certa aventura, mas de longe é inferior a todos os eventos anteriores. E o modo como ele manipulou a situação para chegar a esse desfecho não foi nada de extraordinário e beirou a contradição. Acho que "manipular" é o que melhor define.

   Quanto ao material do livro eu achei muito bom. As páginas são amareladas e a capa é toda metalizada. Um destaque especial para o tradutor, que não deixou nada a desejar e olha que existem vários neologismos nesse livro. Também vale citar os revisores, pois não me recordo de nenhum erro gramatical.

E o conceito final de Colin Cosmo e os Supernaturalistas é:


   

Uma aventura tecnológica e muito criativa por um mundo novo em High Definition! Colin Cosmo e os Supernaturalistas é uma leitura que não pode faltar na estante de quem curte um bom infanto-juvenil com explosões!