Ads 468x60px

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resenha - Crõnicas de Spiderwick


Título Original: Chronicles of Spiderwick Series
Gênero: Infanto-juvenil
Autora: Holly Black / Tony DiTerlizzi
Edição: 1º
Ano: 2003
Editora: Rocco
INBS: 85-325-1770-6
Nº de Páginas: 320

Sinopse:
"Três crinaças comuns, Jared, Simon e Mallory Grace, entraram em um outro mundo sem sair desse aqui! Tony DiTerlizzi e  Holly Black arriscaram tudo o que tinha para trazer esse ralto até vocês. Cinco livros - uma arrebatadora aventura - As Crõnicas de Spiderwick! O mundo deles está mais perdo do que você imagina."

   As Crônicas de Spiderwick são cinco dos infantis mais bonitinhos que eu já li. Mas não se engane, eu me refiro, sim, a diagramação, capa dura, ilustrações e todo o cuidado que foi tido na preparação desta pequena série. A história por história, hum, essa eu dispenso.

   Os livro são muito curtinhos. No máximo uns 10x5 centímetros da tamanho plano e uma média de 115 páginas de leitura, com muitas ilustrações que ocupam bastante espaço, ou seja, coisa rápida de ser lida. Tão rápida que eu decidi fazer uma resenha inteira para toda a série.

   Ele conta a história da família Grace, ou melhor, o que sobrou dela após a separação dos pais. Jared, Simon e Mallory, juntamente com sua mãe saem em busca de um lugar para morar após a separação com o pai e encontram como única possibilidade de morada a casa antiga e destruída da tia-avó das crianças. 

   Entretanto, a casa possui muito mais do que aparenta e todas as confusões começam quando Jared encontra um papel com um poema. Poema este que o leva descoberta de um livro, mas não um livro qualquer: um guia de campo.

   A ideia básica de um Guia de Campo é reportar a região, os animais que nela existem e em que locais eles habitam, mas e quando o esse guia fala sobre Dragões, Ogros, Elfos, Anões, Gnomos e os terríveis Goblins?! É quando tudo começa.

   Achei interessante a escolha dos autores quanto a qual dos irmãos seria o principal. Jared é muito mais um anti-herói que um mocinho. Em vários momentos da narrativa ele tem ataques de uma raiva tão intensa que o cega para seus própios atos. E nem ele mesmo consegue explicar o porquê de se deixar levar tão fácilmente por ela, como acontece com a maioria de nós nos momentos de pressão. Entretanto foi interessante para mim, e eu não sei o que podem pensar as crianças - público alvo desse livro - ao lê-lo. 

   Com excessão do já descrito, Jared é o típico menino que consegue ver um caminho de vida para todos ao seu redor, mas não para ele próprio. Um golpe baixo em se falando de narrativas pois aproxima o leitor do personagem através de um problema que basicamente toda a população tem: incertezas!

   O que mais me irritou na história foi a pobreza nos plots de cada livro. Quer dizer, eu sei que é um infanto-juvenil, e sei que, por isso, não se pode esperar nada demasiadamente elaborado, porém há uma incongurência entre muitas cenas da narrativa e o que seria o suposto publico dessa estória. Os livros quatro e cinco se mostram um tanto violentos, e, pense comigo, se o livro foi feito para crianças que possam compreender esse tipo de violência, então porquê fazer uma história que não possui um desenvolvimento adequado?! A história simplesmente não rende muita coisa devido a esse fato.

   Mas nem tudo foi um desperdício. Mesmo sendo bem caro, os livros da Rocco Finalmente fizeram juz ao preço. Achei a qualidade da edição ótima e as ilustrações, feitas a pena, segundo uma nota do livro, são belíssimas. A maneira como os autores fazem a introdução da história também foi muito criativa.

   O modo como se apresentam os diversos seres mitológicos do livro também é especial. Cada um aparece a sua maneira, em seu momento. Um detalhe é que nenhum deles é bom. Digo, realmente do bem, com os humanos, mas todo esse trâmite é explicado no fim.



E por fim o conceito final de As Crônicas de Spiderwick é:


E essa série tem uma adaptação cinematográfica. Eu ainda não assisti, por isso não posso dizer se é bom nem se quem gostou do filme vai gostar dos livros, mas assim que assitir atualizo aqui =D