Ads 468x60px

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Resenha - Os Amáveis Assaltantes

Título Original: Os Amáveis Assaltantes
Gênero: Contos
Autora: Carlos Drummond de Andrade
Edição: 1º
Ano: 2012
Editora: O Dia
INBS: 0
Nº de Páginas: 80
Sinopse:
Livro que reúne contos de Carlos Drummond de Andrade:

A menininha e o gerente; Conversa de casados; No restaurante; Abobrinha; Equipamento escolar; A utilidade dos animais; Assalto; Diálogo final; Recalcitrante; O Índio; Assume? Não assume?; Os amáveis assaltantes; De fraque

   Esse livro é, na verdade, uma coletãnea com vários contos do, já renomado, Drummond. Eu, que nunca havia tido nenhum contato com os textos dele - e se já tive, não foi em nenhum livro propriamente dito - fiquei muito feliz com a agradável leveza que seus contos possuem.

   São contos fáceis de serem lidos. Sempre com uma temática cotidiana e, ao mesmo tempo, inusitada. Amáveis Assaltantes é o título de um desses contos, e eu achei mais irônico do que divertido, mesmo assim gostei.

   Já contos como o Assalto A menininha e o gerente são feitos para nos tirar gargalhadas a força, fazendo das ações mais banais verdadeiras epopeias.

   É claro que nem tudo é diverção, mesmo que essa, querendo você ou não, esteja enfiado em quase todas as brexas, e também senti um forte apelo crítico em muitas páginas. Um dos contos que expressa isso é Assume? Não assume?, que trata de um assusto filosófico que acabei de estudar: a utilização de termos para expressão que a própria humanidade não consegue expressar. (Afinal o que é o amor?! E como podemos afirmar que amamos se sequer podemos conter o que é o amor?!)

E o conceito final da coletânea de Amáveis Assaltantes é:




   O livro é pequeno, apenas 80 páginas. Coisa para se ler em algumas horas e a gente nem percebe. Acredito que há outras coletâneas do Drummond que abarcam esses e outros contos dele, até porque encontrar esse exemplar que eu ganhei na biblioteca deve ser be difícil de achar. Mas eu super recomendo esses contos pra quem quer ler alguma coisa dele!