Ads 468x60px

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Plantando "As Violetas de Março"!



Não sei se vocês sabem, mas um dos lançamentos de Março da Novo Conceito foi o livro "As Violetas de Março" e, como sempre, eles mandaram um mimo muito lindo e que tem tudo a ver com a história. Dessa vez, além da eco-bag muito linda, mandaram um vasinho de plantas, com pouco de terra e uma pacote de sementinhas haha!

Para descontrair um pouco, achei interessante falar sobre esse vasinho e dar dicas para quem gosta de jardinagem. De que eram as sementes? Bem, violetas eu suponho!




O kit chegou com isso: um vasinho de barro, um pacotinho de terra e saquinho com sementes. As sementes quase não são visíveis nessa imagem.


Elas são muito pequeninas, não? Observem na imagem como elas estão próximas do tamanho das impressões digitais. As violetas são preferência nacional. Além de alegres, essas flores são fáceis de cuidar.  Aqui, vamos fazer um pequeno tutorial sobre como plantar e quais cuidados tomar quando se está lidando com essas fofuras!

Eu estava fazendo todo o processo de plantio dentro de casa, então acho relevante lembrá-los de que sempre devemos proteger o local. Usei um pano velho como proteção, mas você pode colocar jornal ou qualquer outra coisa! Outra coisa que você irão perceber na imagem é que há um saco com terra. Bom, quando se está plantando violetas, recomenda-se que usemos um pouco de pedras no fundo do vaso, como um loca para onde a água vai escoar. Como eu não dispunha de predas, resolvi usar um pouco de terra. (Essa terra é adubada, usei de um grande saco que minha mãe tem em casa)
Outro motivo que me levou a preencher o fundo do vaso com outra terra é o fato de que o pacotinho enviado pela Novo Conceito deixaria a planta muito distante da superfície, ou seja, talvez ela não conseguisse pegar sol, e então morreria.

Uma vez preenchido o fundo com outro material, podemos despejar metade do saquinho de terra. Preferi colocar as sementes entre essa terra que a NC enviou, porque acredito que eles tenham colocado o tipo de terra ideal para esse planta, ou seja, é melhor esse tipo do que o tipo que eu já tinha em casa.

Finalmente, despeje suas sementes no vaso! Eu não coloquei todas. Achei que não seria necessário.

Cubra o resto da sua plante com a terra e pronto! Agora vamos aos poucos cuidados que esse planta requer:

  • Não deixe a planta pegar luz do sol diretamente. A planta precisa da claridade solar, se exposta ao sol, suas folhas irão queimar.
  • Não regue escessivamente. Um dos motivos que me fizeram amar essa planta é que ela só precisa ser regada de duas em duas semanas.
  • Vasos de barro são melhores do que os de plástico. Pelo motivo de retirarem a umidade excessiva da terra, os vasos de barro impedem que a planta se afogue, por outro lado, veja se a terra não éstá ressecada, pois isso também mata a planta.
  • Quando já desenvolvida, não regue as folhas da planta. Isso fará apenas com que as folhas morram. Regue pela raíz.

Com essa dicas simples acho que você tem tudo para ter um lindo vaso com Violetas!
Em breve, teremos resenha desse livro!