Ads 468x60px

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Filme - Vanilla Sky

Vanilla Sky

Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe
               Alejandro Amenábar
               Mateo Gil
Gênero: Drama / Ficção

Duração: 137 min 
Ano de lançamento: 2001

Sinopse: 
"Novo, bonito e rico, dono de um grande grupo editorial, David Aames, pode ter tudo quanto desejar. No entanto, a sua vida de luxúria parece incompleta. Uma noite, David conhece a mulher dos seus sonhos e acredita ter encontrado tudo o que lhe faltava. Mas um fatal encontro com a ciumenta amante, vira inesperadamente o seu mundo de pernas para o ar, atirando-o para uma vertiginosa viagem de romance, sexo, suspeição e sonhos."

   "Everything is In A Right Place" foi a música perfeita para iniciar Vanilla Sky. Alias, todo o álbum do Radiohead, Kid A, se encaixa com este filme. As duas podem ser consideradas obras meio malucas, meio estranhas e diferentes; mas para mim, filme e álbum são extremamente satisfatórios, emocionantes e surpreendentes.



   E surpreendente já porque fui ver o filme pensando ser algum romance com o seu nome quase meloso (Céu de Baunilha) e o pôster com o Tom Cruise em pose de galã. O excêntrico milionário David Eames (Tom Cruise), acostumado a uma vida livre de responsabilidades se envolve numa paixão avassaladora com a 'quase-inocente' Sofia (Penélope Cruz). O caso leva a antiga amiga e amante de Eames, Julie (Cameron Diaz) a um acesso de fúria, atirando seu carro de uma ponte com ela e seu amado dentro. A loira morre, enquanto Eames ganha profundas cicatrizes na face e pelo corpo, levando o homem endeusado por sua beleza a bruscas mudanças de humor e de personalidade. Até aí um drama romântico, simples, que trata sobre o papel da beleza e vaidade nas pessoas. Não por muito tempo. Começa então um jogo psicológico em torno do acidente, sonhos e realidade, assassinatos e mais, numa perspectiva não linear capaz de confundir qualquer um. O romance é deixado de lado em pouco tempo, se tornando apenas o plano de fundo a uma história altamente complexa, mas gostosa e intrigante de se acompanhar.

   O roteiro foi adaptado do filme latino Abra Los Ojos de Alejandro Amenábar, que também contou com a participação de Penélope Cruz como Sofia. Em Vanilla Sky, a personagem me pareceu um tanto apática, sem conseguir emocionar em seu relacionamento com Eames. Já nas gravações, o rápido romance entre Cruz e Tom Cruise rendeu bom marketing ao filme, que criticamente não foi muito bem recebido. Talvez fossem as comparações com o original que tornaram o filme pouco profundo; eu, que ainda não vi a versão latina, achei-o de boa qualidade, realmente com atuações medianas, mas de um desenvolvimento maravilhoso.

   Resenha pequena hoje porquê essa semana venho pouco inspirado. Então pra finalizar, como bom fã de mindfucks recomendo fortemente o filme. E o álbum Kid A também, aos que conseguirem se hipnotizar como eu fiquei pela música. Tentarei trazer a resenha do Dark Knight Rises semana que vem, antes que todos o vejam no cinema. E aos mais curiosos, sim, a parte final da trilogia do morcego é muito, muito boa. Até semana que vem pessoas.